top of page
Filmagem Stop Motion - Casa do Todos.jpg
casa do todos 2.PNG
Filmagem Stop Motion - Casa do Todos.jpg
ROTEIRO

Primeiro passo do processo,  é aqui onde pensamos sobre o que queremos falar no filme. O roteiro seria a parte escrita, onde ainda não existem imagens, pessoas, objetos, etc. Sobre o que podemos falar? Literalmente sobre qualquer coisa, desde uma história que já exista, ate criar uma nova, desde poesia até conto de ficção, podemos criar tudo do zero ou fazer um fan finc, mas, eu prefiro fazer tudo do zero, pois ajuda a exercitar a imaginação e a criatividade.

Na técnica Stop Motion, assim como no cinema, todo filme tem uma historia de fundo. Aqui sempre me pergunto: O que quero falar? Quando escolho por exemplo "historia sobre alienígenas" começo a criar a minha historia a partir dai.... A segunda pergunta a se fazer é: Quantos personagens tem a minha história? Pode ser qualquer número, mas eu recomendo que de inicio não passem de 4! é muito trabalho! Os personagens podem ser até uma tampinha de refrigerante, mas todas elas tem falas, sons, etc, que veremos mais pra frente, são processo independentes e fazem o trabalho ficar mais complexo, mas se você gosta de desafios complexos logo de cara, faz com mais personagens, não há problemas!

Nesta parte também definimos como vai ser feito o cenário, como serão os personagens, criamos mentalmente uma ideia que logo, fará parte do desenho, onde o que escrevemos cria forma bidimensional, cria cor, ambiente... mas isso é o segundo passo. Por isso o primeiro é importante, porque a partir dele vemos as coisas na mente e da mente voltam ao papel. Se é criança ou adulto, se é mulher, homem, andrógeno.... se é animal ou objeto, se é planta, se dia ou noite....se de massinha ou de papel

Aqui, podem ser trabalhados diferentes gêneros literários, pode ser feito sozinho ou em grupo, em fim, é só soltar o lápis!

bottom of page