Massinha em Movimento - Construindo Narrativas
Este projeto surgiu em 2005, quando fiz a Oficina de Stop Motion na fundação Clovis Salgado em Belo Horizonte, com o professor Sergio Vilaça, onde acontecia o 7mo festival internacional de curtas de BH.
Hoje ele se tornou realidade com a parceria da ONG Vocação, Ação comunitária, que leva até as crianças e jovens da Zona Sul de São Paulo, o contato com linguagens ligadas às artes, e dentre elas, este projeto que ganhou vida.
O projeto tem como finalidade a criação e construção de roteiros narrativos que transcrevam de alguma maneira, a forma como os jovens e crianças vem o mundo, com as suas particularidades e demandas, histórias que querem contar, causos e coisas que acreditem serem relevantes dar a conhecer, e assim, através do Stop Motion, lhes dar voz.
Neste projeto, também há a busca do eterno aprendizado, como Arte Educadora percebi que as trocas e a escuta são ferramentas poderosas para mobilizar o conhecimento. Assim como também trabalhar a interdiciplinaridade e interliguagem como forma de criação, ou seja, onde as linguagens das artes: música, dança, teatro, artes plasticas, artes visuais e cinema se encontram e as diversas formas de conhecimento podem ser trabalhadas, cada criação tem um tom, uma maneira, uma forma, um gesto, um pensamento, um porque, nenhum filme é igual ao outro, nenhuma história é igual a outra, todas elas são únicas a sua maneira.
Durante estes 7 meses de trabalhos, passamos por processos bastante intensos, desde Abril deste ano (2017) trabalhei com crianças e jovens de 5 a 15 anos, e cada lugar trouxe uma nova perspectiva ao meu olhar, que levei junto comigo a cada nova abordagem e instituição.
Estes vídeos aqui mostrados são o resultado das oficinas de Stop Motion com estas crianças e jovens, cada um deles foi trabalho árduo de cada um, durante 8 encontros de 2hrs. Aqui se encontram também alguns relatos, fotos do processo e um gostinho de quero mais para as próximas, espero que gostem!